Sobre o O-SI. Saúde e tecnologia próximo a todos.

O O-SI™ - Ônibus de Saúde Imediata nasceu de ideias elaboradas por designers e médicos focados em desenvolver uma plataforma modular que disponibilizasse serviços de atendimento de saúde para a população, de forma moderna, segura e ágil, tendo como base a utilização de tecnologias de ponta e conceitos atuais de healthcare com mobilidade, reuso sustentável e inclusão social. Assim, o O-SI™ foi projetado para ser uma clínica móvel, capaz de se deslocar até onde estão as pessoas que necessitam de apoio médico, com seu espaço interno preparado para realizar diagnóstico e vacinação.

1. Combate ao Covid / segurança biológica

A estrutura O-SI™ é totalmente modular e montada sobre veículos urbanos ou rodoviários adaptados, possibilitando mobilidade e fácil entrega de serviços de saúde onde for necessário. Esta plataforma de testagem e vacinação em massa permitirá o amplo acesso à saúde em escalas regional, estadual e nacional. 

 

Possui ambiente clínico altamente controlado e utiliza-se materiais antivirais, antibacterianos e hidrorepelentes, sendo fácil e rápida a higienização. Utiliza-se de piso em epóxi hospitalar com recobrimento antiviral; paredes em alumínio ACM de baixa porosidade e alta uniformidade; divisórias hospitalares com tecido BioActive antifúngico e antibacteriano, certificado pela ISO9001 e aprovado pela Anvisa. As unidades O-SI™ realizam descontaminação constante pois operam com pressão de ar positiva e sistemas de purificação com insuflamento redundantes, fazendo uso de filtragem por nanopartículas de prata e recirculação de ar esterilizado por H2O2  (peróxido de hidrogênio).

2. Inclusão / acessibilidade 

O conceito de inclusão foi amplamente explorado, considerando as apreciações de diversos grupos de portadores de deficiência (PCD's), idosos e demais pessoas com mobilidade reduzida, baseando-se nas normas ABNT vigentes. Esse cuidado foi replicado na unidade por meio do uso de linguagem visual clara e objetiva, com informações legíveis e focadas em informar sem excluir; alto grau de contraste entre níveis, permitindo deslocamentos fáceis e seguros para pacientes com baixa visão e instalação de piso podo-tátil e corrimãos em todos os pontos de acesso e de atenção.

 

Além disto todas as unidades O-SI (Ônibus de Saúde Imediata) contarão com profissionais treinados por meio de "vivências" de forma a compreender as dificuldades e necessidades de idosos e PCD's (pessoas com deficiência) e com isso horizontalizar o modelo de atendimento com a mesma qualidade a todos os pacientes.

3. Re-uso sustentável / ecologia

Somente na cidade de São Paulo, cerca de 4.800 ônibus urbanos (35% da frota) foram substituídos nos últimos 3 anos. A fim de fazer o reaproveitamento inteligente destas estruturas que se encontram paradas aguardando sua destinação final e que já receberam investimentos anteriormente, a plataforma O-SI™ propicia a sua reutilização, bem como unidades novas e semi-novas. O reuso de maneira sustentável reduz custos de implantação e gastos de recursos materiais, poupando não somente os cofres públicos, como também a natureza.

4. Design premiado nacional e internacionalmente

A plataforma O-SI™ recebeu o primeiro prêmio no A’Design Awards, categoria War on Virus, que buscava identificar as melhores iniciativas de combate ao Covid-19 em escala mundial. Além disso, recebeu em 2020, menção honrosa no 58ª Prêmio Anual do IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil) na categoria Reuso e Transformação de Estruturas.

 

“A comissão convergiu na escolha desse trabalho pelo seu senso de oportunidade e sensibilidade, diante do momento pandêmico que vivemos. O trabalho, se configura como um manifesto em favor da coordenação e articulação de esforços no combate ao Covid-19, mostrando convergência com a economia cíclica e com a concisão no uso dos recursos públicos, sublinhando como arquitetos podem auxiliar de forma emblemática, nesse enfrentamento.” - Instituto de Arquitetos do Brasil, 2020.

Nossos parceiros:

Parceiros certificados e colaboradores O-SI.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.